Mundialmente conhecido como o Mês do Orgulho LGBTQ+, junho conta com diversas paradas LGBTs espalhadas pelo mundo. A data marca o início de uma temporada de manifestações, que servem para celebrar todas as formas de amor e lutar por direitos civis.
Ao longo dos anos essas festas ficam cada vez maiores e as cidades acabam se preparam com bastante antecedência para receberem milhares de pessoas, inclusive turistas. Pensando nisso, o Observatório G preparou uma lista com as 5 maiores Paradas LGBTs do Mundo. Confira!
1 – São Paulo, Brasil
Não podemos iniciar esta lista com outra Parada a não ser a de São Paulo. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que celebrou sua 23ª edição neste domingo (23), é a maior do mundo. Em 2011 a parada chegou a bater o recorde de 4 milhões de pessoas na avenida Paulista, lutando por mais direitos aos LGBTs. O evento é tão famosos, que chegou a ser escolhido como locação para alguns episódios da série Sense8, da Netflix.
2 – São Francisco Pride, Estados Unidos
Conhecida mundialmente como uma das cidades mais gays dos Estados Unidos, São Francisco conta com uma enorme comunidade LGBT, o que torna sua Parada uma das maiores e melhores do mundo. Sua história se inicia nos anos 70, com pouco mais de 30 pessoas marchando nas ruas da cidade. Hoje o evento é planejado para mais de 2 milhões de pessoas.
3 – Toronto, Canadá
Sendo o Canadá um dos países mais inclusivos do mundo, a Parada de Toronto não poderia deixar de entrar na lista. A cidade é uma das maiores do país e a Pride Toronto é um dos eventos mais esperados do verão. A manifestação reúne nas ruas da cidade mais de 1 milhão de pessoas.
4 – Madrid Orgullo (Mado) – Espanha
Destino bastante procurado por LGBTs para se divertir durante o verão europeu, seria triste tirar a Madrid Orgullo da lista. Conhecida por nativos como Mado, o evento é tão festivo e caliente quanto os conterrâneos; ela dura por cinco dias. Ocorrendo todos os anos no bairro Chueca, a Parada é planejada para mais de dois milhões de pessoas.
5 – Canal Parade, Amsterdam – Holanda
Como tudo em Amsterdam, a Parada da cidade é com certeza a mais inusitada da lista: o evento não acontece nas ruas, mas sim nos canais da cidade, em cima de barcos. No dia da festa todos sobem a bordo de barcos coloridos e decorados especialmente para a data. Após a Parada, todos voltam às ruas e continuam a celebração nos bares e cafés, o que toda os estabelecimentos bastante lotados.
6 – Tel Aviv, Israel
Israel é considerado um dos países onde a diversidade é respeitada. Sendo assim, a cidade Tel Aviv tem se tornado um dos destinos mais procurados por LGBTs. Suas praias e a agitação noturna acabam sendo um atrativo extra. Com show de drags e desfiles de carros, a festa acontece por 6 horas, só terminando com o pôr do sol na beira da praia, do Me’ir Park.