EM ZOOLÓGICO

Flamingos gays adotam e chocam filhote de ovo abandonado e se tornam papais

Flamingos gays chocam ovo - Divulgação/Zoológico de Paignton
Flamingos gays chocam ovo - Divulgação/Zoológico de Paignton

Após seis anos, o zoológico de Paignton, em Devon, no Reino Unido, registrou o primeiro nascimento de um flamingo. O evento já seria especial por si só, mas chamou atenção em função do ovo ter sido chocado pelo casal de flamingos chilenos do mesmo sexo, Curtis e Arthur.

De acordo com as informações da BBC, o ovo foi incubado por ambos os flamingos e não se sabe ao certo como o casal veio a adotar o ovo. O curador de aves do zoológico, Pete Smallbones, sugeriu que o ovo provavelmente foi abandonado por outro casal.

“Não temos certeza de como isso aconteceu, embora seja uma fenômeno conhecido em flamingos chilenos, assim como em outros bandos de pássaros. O cenário mais provável é que o ovo tenha sido abandonado por outro casal, então este casal o adotou”, destacou.

As aves nativas da América do Sul normalmente levam cerca de 28 dias para terminar de chocar seus ovos. Neste período, os dois animais se sentam em cima de uma pilha de lama para incubar a prole. Ao contrário dos adultos rosa vibrantes de pernas compridas, os filhotes têm uma aparência totalmente diferente, com penas felpudas branco-acinzentadas.

O incidente não é só um caso isolado de comportamento curioso dos flamingos, mas também faz parte de um esforço maior para preservar a espécie, que enfrenta ameaças como a coleta de ovos, perturbações turísticas e degradação do habitat natural. A expectativa é que novos ovos sejam chocados nas próximas semanas. O filhote ainda não recebeu nome.