É cada vez mais comum ver turistas LGBT+ viajando de forma aberta, mas para isso é preciso se deslocar para lugares agradáveis e seguros. Viajar é uma experiência edificante e prazerosa, que inclui viver, conhecer, aprender e se divertir.
Nesse sentido, ao Observatório G, a ClickBus destaca os cinco principais destinos LGBT+ friendly para conhecer no Brasil.
Rio de Janeiro, RJ
Considerado como um dos principais destinos gays do mundo, o Rio de Janeiro propõe um turismo LGBT animado e acolhedor, As praias da Zona Sul, por exemplo, são sempre muito frequentadas pela comunidade. Tanto que a faixa de areia do Posto 9, em Ipanema, tem bandeiras de arco-íris que sinalizam que aquela é uma área LGBT-friendly. No mesmo bairro também fica a rua Farme de Amoedo, point gay do Rio, ideal para quem curte lugares mais badalados e excelentes restaurantes. Na cidade, a praça São Salvador, no Flamengo, também é um ponto de encontro gay-friendly.
Belo Horizonte, MG
Além de ser conhecida por seus barzinhos, Belo Horizonte é o segundo maior circuito LGBT do Brasil de acordo com o ranking da Rede de Comunicações Guiya. A região da Savassi concentra a maior parte dos bares gay-friendly da cidade. Um outro local interessante para visitar é a Rua Sapucaí, pontilhada por bares frequentados por uma galera mais alternativa e diferentona, bem mente aberta. Para os festeiros, BH também tem boates e casas de show voltadas para o público LGBT como o Gis Club e o Rancho Bill, que fica a 15km do centro da capital e sedia uma das viradas de ano mais frequentadas pelo público LGBT mineiro.
Florianópolis, SC
Uma das praias queridinhas de Florianópolis, a Praia Mole, leva o título de praia gay da capital. Quem gosta do agito, deve ir mais para a ponta esquerda da faixa de areia, onde fica o Bar do Deca, bar gay-friendly também frequentado por simpatizantes. A 1h30 de Florianópolis, tem também a Praia do Rosa, que sedia o Gay Surf Brazil, evento que reúne fãs do esporte pertencentes à comunidade LGBT+.
Salvador, BA
Salvador em si já é uma cidade colorida, e a capital baiana não é só gay-friendly durante o carnaval. No ano inteiro Salvador oferece uma série de atividades e estabelecimentos para membros da comunidade LGBT+. Para quem gosta de dançar, tem a San Boate e Amsterdam. Também vale incluir no roteiro o Carmén Lounge Bar, onde acontecem performance de drag queens diariamente. E para quem quer curtir uma praia, a preferida dos turistas LGBT+ é, sem dúvida, a Praia do Porto da Barra, considerada como o trecho mais gay do litoral soteropolitano.
São Paulo, SP
A capital paulista tem o Museu da Diversidade Sexual (MDS), além de vários estabelecimentos gay-friendly, muitos concentrados nos arredores da Rua Augusta e Vila Madalena. Além disso, no estado paulista, de acordo com o Mapa da Diversidade, criado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, existem mais de 59 municípios classificados como amigáveis e inclusivos para membros da comunidade LGBT+. Entre esses municípios estão Ilhabela, Atibaia, Jundiaí, Eldorado e São Sebastião.