O tema diversidade é vasto e denso. Muitas empresas vêm acoplando em seus segmentos políticas que visam trazer mais diversidade e inclusão nos espaços diversos. Nesse sentido, empresários opinam e reforçam a necessidade de efetivar tais medidas.
De forma geral, a diversidade é uma fotografia da empresa que deve parecer o máximo possível com o retrato da sociedade. A Nielsen acaba de liberar a nova leva de dados da segunda edição da pesquisa “Comunidade LGBT+: o que está em foco?”. As informações inéditas revelam que a inclusão da comunidade teve avanços, mas mudanças estruturais precisam ser feitas para aumentar a representatividade. O levantamento tem como objetivo estimular a inclusão e promover a diversidade ao abordar questões sociais e revelar hábitos de consumo de mídia deste grupo e da população em geral. Dentre os destaques estão que os serviços de streaming são considerados uns dos mais inclusivos, com aumento de programas voltados à comunidade.
“O nível de confiança no futuro da comunidade não ser alto é emblemático. Precisamos fugir de campanhas pontuais, pois a inclusão acontecerá de verdade quando as empresas distribuírem este tema em todos os dias do ano e em todas as áreas, não apenas na parte criativa de como uma marca se comunica com a audiência”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil.
A
falta de inclusão em publicidade de marcas leva a comunidade a se apegar menos ao produto e mais à mensagem. De acordo com o levantamento, os consumidores acreditam três vezes mais que a população em geral nesta premissa (22% contra 7%). Enquanto 64% da população em geral acha que o produto e a mensagem foram relevantes, apenas 49% do público LGBT+ pensa da mesma forma. Os dados expõem também que 50% dos entrevistados da comunidade estão incertos sobre serem inseridos no futuro em propagandas e conteúdos de marca, apesar de 61% terem respondido que se sentem um pouco mais incluídos.
Acesse a pesquisa na íntegra para conferir estes e outros dados.