política

David Miranda apresenta PL contra 'cura gay'

Medida prevê, além de multa, de seis meses a dois anos de detenção para profissionais que ofereçam o serviço

Deputado David Miranda, suplente de Jean Wyllys (Divulgação)
Deputado David Miranda, suplente de Jean Wyllys (Divulgação)

Segundo informações da Folha de São Paulo, o deputado federal David Miranda (PDT-RJ) protocolou, na última quarta-feira (29), um projeto de lei que pretende criminalizar a prescrição de terapia de reversão de orientação sexual, popularmente conhecida como “cura gay”.

“uma onda reacionária tem se mobilizado para promover discurso homofóbico e perseguir pessoas que não se encaixam na heteronormatividade”, disse ele, para argumentar acerca do projeto.

Uma pesquisa da Universidade de Coventry, no Reino Unido, publicada no ano passado, entrevistou dezenas de pessoas que haviam sido submetidas a essas “terapias de conversão” e não encontrou nenhuma evidência de que elas funcionem. O intento é reformular o desejo que a pessoa tem pelo mesmo sexo, mas sem êxito. No passado, implementavam isso com lobotomia, choques e até o reforço da masculinidade.

Em 2020, o instituto Williams, da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, sinalizou que homossexuais ou bissexuais sujeitados a este tipo de terapia têm quase o dobro de probabilidade de tentar ou pensar em suicídio.