Conforme algumas reportagens que explicitamos aqui, as mulheres do GALF decidiram que se “apropriariam” de seu lugar de convívio, no Ferro’s bar, após uma repressão policial, fazendo um happening na noite de 19 de agosto, que ficou conhecido como o dia do Orgulho Lésbico.
Em celebração à data, a vereadora Fran Rodrigues (PSOL) apresentou o projeto de lei que cria a Esquina da Diversidade em Porto Alegre. “É uma homenagem à luta de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais por igualdade e direitos, em um país que é recordista em violência contra a população LGBT+. Além disso, entre as funções do parlamento está a promoção da igualdade e do respeito entre os seus cidadãos”, diz ela.
Bissexual, estudante de Direito da UFRGS, aluna cotista, liderança estudantil no Coletivo Juntos! e engajada na luta antirracista, Fran Rodrigues, 22 anos, assumiu como vereadora do PSOL na Câmara Municipal de Porto Alegre.
O local indicado para a homenagem é um ponto histórico de resistência e encontro da comunidade LGBT. A esquina será designada por meio de placas com os dizeres: Esquina da Diversidade – Homenagem à luta de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais por igualdade e direitos.