A deputada Erica Malunguinho teve papel importante na abertura de diálogo com a USP em iniciativa que culminou na destinação de cerca de R$180 mil para projetos de pesquisa da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo e cessão de 14 bolsas para trans por meio do Programa Unificado de Bolsas da USP.
Malunguinho solicitou audiência com a reitoria da USP para discutir políticas de ação afirmativa para a população trans e negra na instituição. Entre as pautas apresentadas em abril, estiveram ampliações de medidas de efetivação dos direitos já conquistados pelas pessoas trans, como a utilização do nome social e do uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero que cada estudante se identifica, além de questionamentos sobre perspectivas de implementação de cotas para travestis e transexuais na USP, diz o comunicado enviado de sua assessoria ao Observatório G.
Dentre as pautas apresentadas, destaca-se o combate à transfobia em escolas de ensino básico e na Universidade de São Paulo, o auxílio jurídico a pessoas trans em situação de cárcere, e mais.
Nos últimos meses, a deputada estadual Erica Malunguinho (PSol-SP), barrou a votação do projeto de lei (PL) estadual 504/2020 com a sua emenda. A PL tinha como objetivo proibir “publicidade que contenha alusão a ‘preferências sexuais’ e a movimentos sobre diversidade sexual relacionada a crianças”.