Com o intento de fornecer material educativo sobre sexualidade sobretudo para o público jovem, a Prefeitura do Rio está com inscrições abertas para um concurso de vídeos de conscientização sobre saúde sexual. De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária de 15 a 24 anos foi a que registrou maior aumento no índice de infecções entre 2009 e 2019.
A iniciativa selecionará três materiais audiovisuais de até 60 segundos que falem sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para serem publicados nas redes sociais da Prefeitura. A ação contará com prêmios de até R$ 5 mil.
“As redes sociais são um canal fundamental para a comunicação do poder público com os jovens. Com esse concurso, queremos estimular a criatividade dos criadores de conteúdo para levar a importância da prevenção de maneira lúdica, divertida e eficaz”, afirma o coordenador executivo da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.
“A prevenção é sempre a melhor estratégia de saúde pública. Ao engajarmos os jovens numa campanha de orientação para a prevenção das ISTs, estamos ampliando nossa capacidade de atingir esse público com uma linguagem alinhada à realidade e aos conhecimentos dele. A mensagem será melhor absorvida, com maior chance de alcançar o objetivo, que é conscientizar os jovens para que se protejam dessas infecções”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Não serão aceitos vídeos que utilizem expressões de baixo calão, nudez ou referência direta a sexo explícito. Os vídeos deverão ser enviados nos formatos MP4, MOV, MPEG, 3GP ou AVI. Serão aceitas filmagens realizadas por filmadora, câmera fotográfica, telefone celular ou tablets, desde que tenham entre 15 e 60 segundos de duração.
O edital completo pode ser acessado em https://bit.ly/edital-concurso-ists. Em caso de dúvidas, o cidadão deve entrar em contato pelo e-mail [email protected].