Confira

Terapia de conversão passa a ser proibida no Canadá

“É oficial: a legislação do nosso governo que proíbe a prática desprezível e degradante da terapia de conversão recebeu o consentimento real..." disse primeiro-ministro Justin Trudeau

Cura Gay
Cura Gay

Nesta última quarta-feira (8), o Canadá anunciou a proibição das chamadas “terapias de conversão”, formas de tratamentos que afirmam serem capazes de trazer a “cura” da homossexualidade. A nova lei do país categoriza como crime submeter uma pessoa ao tratamento, independentemente da idade, e se houve consentimento ou não para tal ação.

As terapias de conversão por muitos anos foram ministradas por grupos religiosos, no entanto, médicos licenciados também estiveram envolvidos. Em alguns países esses procedimentos são realizados até os dias de hoje, como em algumas cidades dos Estados Unidos e até mesmo no Brasil.

Com a mudança, agora também será proibido lucrar com o fortalecimento das terapias de conversão. O senado do Canadá informou através de uma publicação no Twitter que o projeto caracteriza “fornecer, promover ou anunciar terapia de conversão” um crime.

De acordo com informações publicadas pela CNN, além dessas medidas, o projeto de lei também proíbe que uma “criança do Canadá com a intenção de que ela se submeta à terapia de conversão fora do Canadá”. As alterações do Código Penal irão entrar em vigor em aproximadamente 30 dias, logo após o projeto ter obtido a aprovação real.

O primeiro-ministro Justin Trudeau aplaudiu a aprovação da proposta, que foi concedida pela governadora geral do Canadá. “É oficial: a legislação do nosso governo que proíbe a prática desprezível e degradante da terapia de conversão recebeu o consentimento real – o que significa que agora é lei”, disse através de publicação em sua conta do Twitter.