Curiosidades

Antes de Lorena e Juquinha: relembre casais lésbicos que marcaram novelas da Globo

Relembre os romances entre mulheres que fizeram história nas novelas globais
20/12/2025 18:00
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Juquinha (Gabriela Medvedovski) e Lorena (Alanis Guillen) em Três Graças(foto: Reprodução/Globo)

Juquinha (Gabriela Medvedovski) e Lorena (Alanis Guillen) em Três Graças

O casal formado por Lorena (Alanis Guillen) e Juquinha (Gabriela Medvedovsky) virou o assunto do momento em Três Graças, atual novela das nove da Globo, tendo conquistado o Brasil e fãs até mesmo do exterior.

Mas, apesar desse grande sucesso, essa não é a primeira vez que casais lésbicos deram o que falar, dividiram opiniões e conquistaram o carinho - ou não - do grande público das tramas da emissora carioca. Confira abaixo:

Cecília e Laís - Vale Tudo

Na primeira versão do clássico trouxe Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Christina Prochaska), que eram donas de uma pousada em Búzios (RJ) e teriam um papel importante na trama ao discutir a questão dos direitos de casais homoafetivos, mas foi interrompido pela morte da primeira. No remake recentemente realizado pela Globo, as duas foram vividas, respectivamente, por Maeve Jinkings e Lorena Lima, Cecília não morreu, mas as personagens não tiveram o mesmo destaque do original.

Cecília e Laís (Foto: Reprodução/Globo)

Leila e Rafaela - Torre de Babel

A trama de Silvio de Abreu, exibida em 1998, enfrentava problemas na audiência, e a explosão do shopping center foi um dos marcos, ao qual acabou sumindo com alguns personagens, como o casal formado por Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni).

Leila e Rafaela (Foto: Reprodução/Globo)

Clara e Rafaela - Mulheres Apaixonadas

O primeiro casal lésbico que teve a torcida do público numa novela da Globo foi formado pelas estudantes Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), na história de Manoel Carlos.

Clara e Rafaela (Foto: Reprodução/Globo)

Eleonora e Jenifer - Senhora do Destino

No clássico escrito por Aguinaldo Silva, casal formado por Eleonora (Mylla Christie) e Jenifer (Bárbara Borges) foi um dos destaques, e recebeu aprovação total do grande público.

Eleonora e Jenifer (Foto: Reprodução/Globo)

Clara e Marina - Em Família

Última novela de Manoel Carlos, o folhetim trouxe o casal formado por Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), que deu o que falar e se tornou um 'refresco' em meio a trama arrastada, mesmo com diversos cortes que sofreram nas cenas.

Clara e Marina (Foto: Reprodução/Globo)

Estela e Teresa - Babilônia

A repercussão causada pelo beijo entre Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) em pleno primeiro capítulo da novela de 2015 foi marcda por uma onda de protestos por parte dos conservadores, que pediram um boicote.

Estela e Teresa (Foto: Reprodução/Globo)

Clara e Helena - Vai na Fé

Mais recentemente, outro casal entre mulheres que deu o que falar foi formado por Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) na novela das sete de Rosane Svartmann.

Clara e Helena (Foto: Reprodução/Globo)

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram