Kumi Yokoyama anunciou que é transgênero. Com 27 anos, esportista deixou claro que já fez a cirurgia de remoção dos seios e vai viver como homem quando se aposentar do futebol.
Além do mais, Kumi, que é o atleta japonês de maior popularidade, enfatizou que trazer à tona a sua condição vai ajudar na autoaceitação de pessoas LGBTs e na conscientização da sociedade de forma geral.
“No Japão, sempre me perguntam se eu tenho namorado, mas aqui [nos EUA] perguntam se eu tenho namorado ou namorada. Quando minha namorada disse que não havia motivo para eu continuar escondendo foi quando eu me dei conta. Eu não tinha muita vontade de me revelar, mas pensando na minha vida daqui para a frente, seria difícil continuar escondida, então eu achei a coragem para me revelar”, disse Yokoyama.
“Ultimamente o termo ‘LGBTQ’ tem ficado cada vez mais comum no Japão e a imprensa tem falado bastante nisso, mas pessoas na minha posição não podem falar sobre o assunto. O Japão pode ser um país pequeno, mas se todos nós tivermos voz, podemos ajudar a aumentar a conscientização”, declarou Yokoyama.