Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
SAIBA MAIS!

Vaticano passa a permitir batismo de filhos de casais gays e pessoas trans

Documento foi apresentado ao Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) pelo bispo brasileiro Giuseppe Negri

Publicado em 10/11/2023

Nesta quinta-feira (09), foi divulgado que o Vaticano abriu as portas para que pessoas trans e filhos de casais do mesmo sexo possam receber o batismo da Igreja Católica. De acordo com a revista Veja, o texto afirma que uma pessoa que se identifica como trans pode ser batizada como qualquer outra, “desde que não haja risco de causar escândalo ou desorientação” a outros católicos.

Ainda segundo o documento apresentado ao Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF) pelo bispo brasileiro Giuseppe Negri, as crianças que não se identificam com o gênero atribuído em seu nascimento também podem realizar o batismo, desde que ‘estejam preparadas e dispostas para o ato religioso’.

O Vaticano também passou a permitir que pessoas que realizaram a cirurgia de transição de gênero possam participar como padrinhos e madrinhas nas cerimônias religiosas. A Igreja Católica pede “prudência pastoral” para que a comunidade transexual seja inserida no ritual cristão com as novas permissões.

“É necessário considerar o valor real que a comunidade eclesial confere aos deveres do padrinho e da madrinha, ao papel que desempenham na comunidade e à consideração que demonstram pelo ensinamento da Igreja”, diz o documento.

Já para o batismo de filhos de casais do mesmo sexo, o documento afirma que a união homossexual ainda é considerada pecado pela Igreja Católica, e que a permissão só é concedida caso seja acompanhada do “arrependimento dos pais” e que os filhos “sejam educados de acordo com os princípios da religião católica”.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade