Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
iniciativa

Visibilidade lésbica é tema de Festival em São Paulo

O evento terá outras três rodas de conversa sobre os “40 anos do Levante do Ferros Bar e a história do movimento lésbico feminista do Brasil”

Publicado em 18/08/2023

Mulheres LBTQ de todo o país irão se reunir para debater, fazer negócios, celebrar a cultura e a representatividade lésbica nas telas, fotografias, ilustrações e na música, nesta 2ª edição do Bee Lesbian Festival, que acontece em São Paulo, no último fim de semana de agosto – mês da visibilidade lésbica.

Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o evento é 100% presencial e gratuito, e será realizado das 15h às 22h (no dia 26/08) e das 14h às 20h (no dia 27/08) no Centro Cultural da Diversidade (Itaim Bibi, zona sul da capital). Estarão nos palcos, feiras e rodas de conversa do evento, mulheres do meio corporativo, artístico e do movimento social.

Uma delas é a historiadora Heliana Hemetério, negra, lésbica e ativista pela inclusão de gênero e orientação sexual na pauta antirracista. Aos 71 anos, Heliana é uma das palestrantes do festival para o tema: “Envelhecimento Lésbico” (Confira a programação abaixo).

A programação traz ainda um debate sobre “Maternidade e Famílias possíveis”, com a participação da escritora Marcela Tiboni, autora dos livros “Mama: relato de maternidade homoafetiva”, “Maternidades no Plural” e “Desmama”. Quando ela e a esposa Melanie tiveram os gêmeos, Marcela optou por também amamentá-los, mesmo sem gestá-los, seguindo um protocolo de indução a lactação, um exemplo de vivência da maternidade lésbica.

O evento terá outras três rodas de conversa sobre os “40 anos do Levante do Ferros Bar e a história do movimento lésbico feminista do Brasil”, “Representatividade lésbica na Ilustração” e “Representatividade Lésbica em webséries”, com a participação de parte da equipe de direção e elenco de “Os Signos das Minhas Ex” e “Stupid Wife”, com a presença da atriz que faz a protagonista, Priscila Reis.


PROGRAMAÇÃO


SÁBADO – 26/08

15h – Abertura do Festival

15h às 20h – Feira de Arte (área externa)

15h às 20h – Apresentação DJ Monic (área externa)

15h05 às 15h40 – Show da banda Exausta Samba

15h45 às 16h45 – Roda de conversa: Maternidade e famílias possíveis (com Ágata Dourado, Ana Garcia e Marcela Tiboni)

17h00 às 18h30 – Cine Sapatão: sessão do filme documentário “40 anos do Levante do Ferros Bar”; Palestra: História do movimento lésbico feminista do Brasil (com Rita Quadros, Andrezza Czech e Ananda Puchta)
18h45 às 19h30 – Roda de conversa: Envelhecimento lésbico (com Daniela Uga, Heliana Hemetério e Márcia Balades)

19h45 às 22h – Mostra de filmes lésbicos nacionais BEE: “Duas”, “Ausência”, “Não somos mais o que éramos” e “Letícia, Monte Bonito, 04” (com Maria Maya, Ana Cavazzana, Alexia Araujo e Julia Regis)

DOMINGO – 27/08

15h às 20h – Feira de Arte (área externa)

15h às 15h45 – Palestra: Representatividade lésbica na ilustração (com Jenifer Prince)

16h às 16h45 – Roda de conversa: Representatividade Lésbica em webseries “Stupid Wife” e “Os Signos das Minhas Ex” (com Ingrid Pedroza, Gabi Lemos, Laís Aranha, Priscila Reis e Natalie Smith)

17h às 18h – Show Anna Moura e Bárbara Barbosa

18h10 às 20h – Mostra de filmes lésbicos internacionais BEE: “Rebel Dykes”, “Please God Heal Her” e “Bes”
 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade