Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
cultura

11 sugestões de leitura para colocar nas metas de 2024

As indicações abaixo apresentam títulos recém-chegados ao mercado literário para ajudar você a passar o ano bem acompanhado de literatura

Publicado em 10/01/2024

Se você está procurando o momento perfeito para estabelecer as metas de leitura de 2024, aproveite janeiro para definir a lista de obras que quer ler nos próximos meses.

As indicações abaixo apresentam títulos recém-chegados ao mercado literário para ajudar você a passar o ano bem acompanhado de literatura. Entre os livros sugeridos, há gêneros para todos os gostos, com direito à ficção histórica, biografia, fantasia, aventura, romance policial e mais. Confira!

Ébano sobre os canaviais

Com a ancestralidade africana negada, Adriana Vieira Lomar por muito tempo se incomodou com a falta de informações sobre a identidade da trisavó, uma negra escravizada. Por isso, decidiu criar uma história e um nome para ela: assim surgiu o livro Ébano sobre os canaviais, vencedor do Prêmio Kindle de Literatura em 2022. Agora em edição impressa, o enredo acompanha a relação de José, um jovem imigrante português, e Ébano, uma mulher liberta da escravidão.

(Autora: Adriana Vieira Lomar | Onde encontrar: Amazon)

Guerra dos Mil Povos

Para o leitor que ama ficção histórica, esta é a melhor indicação! Enredo acontece durante a Confederação dos Tamoios, a maior revolta indígena no Brasil. Neste cenário do século XVI, os leitores embarcam em uma aventura ao lado de Afonso, um guerreiro português que vendeu a armadura e atravessou o oceano até as terras brasileiras na intenção de ter paz. Mas não é isso que ele encontra no novo país. Guerra dos Mil Povos é o segundo romance do autor best-seller Víktor Waewell.

(Autor: Víktor Waewell | Onde encontrar: Amazon)

Tia Beth

A obra de Leonardo de Moraes narra a ditadura militar brasileira sob o olhar de uma mãe que perdeu um filho para o regime. Décadas depois dos acontecimentos trágicos, ela decide conversar pela primeira vez sobre as memórias com um sobrinho que nunca viveu este período histórico. Apesar das gerações serem diferentes, ambos percebem como passado e presente se unem em diversos aspectos na sociedade.

(Autor: Leonardo de Moraes | Onde encontrar: Amazon)

Mesmo se a Tempestade Chegar

Esta ficção científica levanta debates sobre temas atuais da sociedade brasileira, como o fanatismo, as consequências dos discursos de ódio, os abusos de poder e as questões filosóficas relacionadas à importância de lutar pela humanidade. O protagonista é Soulfly, que acorda sem memória em um hospital e, aos poucos, descobre ter feito parte do Salvadores da Terra, grupo responsável pela manipulação de energias.

(Autor: Paulo Pera | Onde encontrar: Amazon)

Escritores são humanos

Este livro se parece com os momentos que você “passa um cafezinho” para colocar a fofoca em dia com um amigo. Mas, na obra de Carlos Costa, as curiosidades sobre a vida dos outros têm como foco os cânones da literatura brasileira. Entre as narrativas, o leitor descobre fatos inusitados sobre Pagu, Mário de Andrade, Machado de Assis, Euclides da Cunha e mais.

(Autor: Carlos Costa | Onde encontrar: Amazon)

Amor in vitro

Nestes contos, o tema da reprodução assistida abre margem para reflexões sociais, afetivas e filosóficas sobre as possibilidades do avanço da ciência na medicina. Com os anos de experiência como executivo da indústria farmacêutica, Augusto Maia lança um olhar para as realidades das pessoas que sonham em ter um filho por meio da fertilização in vitro.

(Autor: Augusto Maia | Onde encontrar: Amazon)

Amazônia – um caminho para o sonho

Fruto de extensa pesquisa documental e um estudo de campo na Amazônia, M. C. Jachnke utiliza a literatura para transmitir conhecimentos sobre a região. Por meio da aventura de quatro amigas que vão até o Norte, a autora apresenta figuras e fatos históricos, como Ajuricaba, importante indígena que liderou uma guerra contra os portugueses; a construção do Teatro Amazonas e a relação com a belle époque, entre outros temas.

(Autora: M. C. Jachnke | Onde encontrar: Amazon)

Preto Suave

Imagine o típico cenário preto e branco dos filmes dos anos 1940 em uma narrativa literária que ocorre nos tempos atuais na capital de São Paulo. Esta é a premissa de Preto Suave, uma obra que acompanha o trabalho do investigador particular Silas Steffano na tentativa de descobrir quem matou o marido da cliente Malu. Narrativa foi construída com base nos conhecimentos de Ricardo Mello como advogado e procurador federal aposentado.

(Autor: Ricardo Mello | Onde encontrar: Amazon)

Ingel Addae – A luta entre o bem e o mal

O livro do advogado Mauricio Ribas narra uma experiência real: quando morava na Estônia, o autor e a esposa foram pais substitutivos de quatro irmãos vítimas de violência. Durante os meses que viveram juntos, o escritor recorreu à ficção e à imaginação infantil para se aproximar do mais novo, que não costumava confiar nos adultos devido aos traumas. Por isso, criou uma bruxa que seria a personificação do mal para ensinar o garoto sobre a vida.

(Autor: Mauricio Ribas | Onde encontrar: Amazon)

Chocolate meio amargo

A narrativa de Chocolate meio amargo inicia no fim do século XIX, quando Richard Smith vem ao Brasil para se tornar um grande produtor de café. Com o decorrer dos anos e em meio a acontecimentos inesperados, Mary se torna a única sobrevivente da família e a herdeira das terras conquistadas pelo avô. Viúva, ela precisará cuidar sozinha de Lara e, posteriormente, da neta Anna.

(Autora: Senia Vives Reñones | Onde encontrar: Amazon)

Meninos Suspensos

Daniel está no necrotério porque vai preparar o corpo do amigo para o funeral. No local, ele conversa com uma lagartixa na parede, que responde com questionamentos profundos, e recorda os principais momentos de sua vida. Este romance, que está no limiar entre a fantasia e a realidade, apresenta uma narrativa polifônica e reflete sobre as condições existenciais dos protagonistas.

(Autor: D.B. Frattini | Onde encontrar: Editora Patuá)

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade