Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
cultura

A dor que começa em casa: Rejeição e aceitação de filhos LGBT+ em lares cristãos

“Sair do armário” para a família não é um processo doloroso apenas para a pessoa LGBTI+, mas também para seus pais, mães e cuidadores

Publicado em 14/04/2023

A família é o primeiro núcleo de sociabilidade e costuma ser a elementar lente de referência e, nesse sentido, quando ela machuca com palavras, por exemplo, essa pessoa tende a sentir que não tem mais ninguém, já que o mundo não é nada amistoso. A religião costuma ser o chamariz para esta divergência familiar.

“Sair do armário” para a família não é um processo doloroso apenas para a pessoa LGBTI+, mas também para seus pais, mães e cuidadores. Quem nunca ouviu relatos parecidos, dos dois lados do conflito, como os descritos abaixo?

“Eu tomei a decisão de contar para a minha mãe e, naquele momento, ela me disse que tinha vergonha de mim. Doeu muito e posso garantir que, de todas as situações vivenciadas em função da minha homossexualidade, essa foi a mais pesada.”

“Na época da escola, uns meninos jogaram uma porta em cima de mim e eu quebrei a perna. Minha mãe dizia que eu sofria isso por causa do meu “jeitinho de viado”. Eu tinha 8 anos.”

Este o tema do livro “Semente de Vida: rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos”, resultado de pesquisas, entrevistas e, não sendo um livro de religião, apresenta um apanhado de vozes de lideranças, coletivos e organizações sobre o assunto.

SERVIÇO:

Venda online do livro (R$ 69,80) no site da Editora Saber Criativo. Entrega para todo Brasil.

Instagram: https://www.instagram.com/livrosementedevida/

SOBRE AS PESSOAS AUTORAS DO LIVRO:

Gut Simon é comunicador social e ativista LGBTI+. Bissexual, homem cisgênero e católico, possui ampla experiência com advocacy, mobilização e comunicação de causas sociais no Terceiro Setor. 

Ana Ester é Jornalista, teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião. Pessoa lésbica e cisgênera, é clériga ordenada pelas Igrejas da Comunidade Metropolitana e co-chair na Global Interfaith Network. 

Bob Luiz Botelho é Reverendo pela Iglesia Antigua de las Americas. Gay, cisgênero, teólogo, geógrafo, pesquisador em diversidade e cofundador do Evangélicxs Pela Diversidade. 

Tania Afonso é Mestre em Linguística e doutora em Educação pela UFMG. Mulher cisgênera e heterossexual, é mãe de uma criança arco-íris de nove anos de idade. 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade