Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
documentário

Doc sobre movimento LGBT+ na ditadura traz recorte raro na cinematografia nacional

"Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor", do diretor Luis Carlos de Alencar, estreia mundialmente na Mostra Competitiva Longa-Documentário e também concorre ao Prêmio Félix

Publicado em 06/10/2022

Não é segredo para ninguém que muito LGBT precisa esconder sua sexualidade, o que é muito difícil, para evitar represálias externas. Na ditadura a repressão era ainda maior e institucionalizada.

O documentário “Não é a Primeira Vez que Lutamos Pelo Nosso Amor“, realizado pela Produtora Couro de Rato, dirigido por Luis Carlos de Alencar e produzido por Vladimir Seixas, acaba de ser selecionado para o Festival do Rio 2022 e fará sua estreia mundial na Première Brasil: Competitivas – Longas documentários.

O longa relata histórias de perseguições e violências contra a população LGBT+ durante a ditadura brasileira e como as suas lutas por resistência formaram o Movimento LGBT+ brasileiro.

Este documentário visa justamente lembrar aos jovens que nossa história de resistência é muito antiga e que precisamos conhecer nossa memória para elaborar melhor nossa luta atual, mantendo e ampliando nossa liberdade. Eles vão passar, nós vamos continuar. O trabalho narra, principalmente para as gerações mais novas, que não é a primeira vez que nós, minorias sexuais e de gênero, passamos por esses problemas e lutamos pelo nosso direito de amar. Temos uma história da qual devemos nos orgulhar e tirar o acúmulo de experiência para continuar a luta. Esse filme já operou como uma obra de fortalecimento e estímulo ainda na sua produção, pelo menos para as pessoas que trabalharam nele“, destaca Luis Carlos de Alencar.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade