Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
CULTURA

Livros LGBTQIA+ combatem a homofobia com representatividade

O impacto de livros LGBQIA+ no cenário político e social promete uma sociedade mais aberta e livre de preconceitos

Publicado em 10/01/2024

A homofobia se configura como preconceito, ódio ou aversão que certos grupos sentem e expressam contra a comunidade LGBTQIA+. Assim como outras formas de desrespeito na sociedade, é considerada uma violação aos direitos humanos, determinada assim pela Anistia Internacional em 1991.

Enraizada na sociedade, essa forma de discriminação pode ser combatida através da cultura e da desmistificação com a representatividade midiática e, felizmente, cada vez mais obras trazem esse protagonismo. Em novelas, livros e filmes, a aparição de personagens homossexuais que foge do estereótipo preconceituoso, mostrando a diferença como algo que deve ser abraçado.

Apesar da visível evolução com o passar dos anos, a luta contra o preconceito é diária, e sua representação em obras literárias traz novas perspectivas sobre esse cenário. É o caso do livro Vermelho Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston, e da trilogia Irresistíveis Ilusões, do psicólogo Ivan Jr.

Com suas histórias repletas de complexidade e personagens intensos, os autores trazem o enfrentamento ao preconceito em diferentes situações. Enquanto, em Vermelho Branco e Sangue Azul, os protagonistas lidam com a homofobia num cenário político, em Irresistíveis Ilusões, Murilo e Igor se apaixonam nos anos 2000, aprendendo a lidar com os contratempos trazidos pelo seu romance.

Além disso, os estereótipos sobre os personagens de Irresistíveis Ilusões também se refletem nas páginas, quando eles precisam lidar com a cobrança de padrões de corpos magros e com a pressão do mundo universitário. 

[…] Ivan Jr também ressalta a mensagem trazida por seu livro: “Aborda a autoaceitação, os receios de lidar com a família e a sociedade, na constituição do amar um outro que é do mesmo sexo que o seu. Desmistificação da sexualidade como principal ponto do romance.”

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade