Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
show

Muso que luta pela causa do “Passista Diversidade” promete um show de samba em cima do salto 15 cm no próximo sábado

Além de precursor nesta iniciativa tão inclusiva, o sambista possui laços familiares e afetivos com a região

Publicado em 06/01/2024

O forte dele é o samba no pé no alto de uma bela plataforma. De tanto esbanjar talento e habilidade para manter o compasso, o equilíbrio e a elegância em cima dos saltos, ganhou o nome artístico de Gato de Salto. Nascido em São Paulo, o sambista vive hoje em Viena, na Áustria, e realiza aulas e shows de samba pelo mundo inteiro, com passagens em mais de 20 países, atuando também como intérprete das línguas português-inglês, alemão e francês em organizações internacionais. O artista recém chegado da Áustria para cumprir a extensa agenda carnavalesca até os desfiles em fevereiro.

Pelo segundo ano como muso, Gato de Salto se prepara para a estreia na escola Império da Tijuca, agremiação que desfila pela Série Ouro do Carnaval carioca na Marquês de Sapucaí. Mas a sua relação com o bairro da Zona Norte da cidade é antiga, quando começou como passista no Salgueiro em 2017 lutando pelo espaço de “Passista Diversidade”, uma vez que o artista tem uma imagem modernista, dança com trajes femininos e defende o samba da cabrocha, se reconhecendo dessa forma. A causa, que trouxe bastante repercussão na época, foi abraçada pela agremiação que conta com esse espaço já definido para o Carnaval de 2024.

Além de precursor nesta iniciativa tão inclusiva, o sambista possui laços familiares e afetivos com a região, o que fez com que o convite viesse espontaneamente por parte do Império da Tijuca: “Eu conheço a comunidade do Morro da Formiga e adoro a energia da escola. Eu espero me renovar como artista e como pessoa e agregar à agremiação”. Mas faz segredo quando o assunto é a sua fantasia, que representa o Requinte do Reisado, situado dentro do enredo em homenagem à cirandeira Lia de Itamaracá: “A roupa do desfile tem um número absurdo de faisões e sempre muita pedraria”, disfarça.

Seus figurinos são desenvolvidos e confeccionados por uma aluna que, de tanto conviver com o artista, se apaixonou pelo Carnaval e criou um ateliê na Áustria chamado Atelier Adiamantina: “Ela aprendeu a executar a criação de fantasias da maneira mais perfeita e atenta aos detalhes que eu já vi. Sempre fico impressionado com o resultado. Tudo é meticulosamente planejado e pensado. O conforto e beleza são incomparáveis a tudo que já vesti em cena”, destaca o sambista, que tem preferência por vir com figurinos bem pequenos e um adereço na cabeça luxuoso, além do salto, claro, sua marca registrada.

Após as festas para brindar o novo ano, Gato de Salto já está preparado para os ensaios técnicos na Avenida que, além de ser um importante treino para as agremiações, funcionam como um termômetro para o público. E o artista realiza esse importante encontro com o Império da Tijuca no próximo sábado, dia 06 de janeiro, dando destaque ao setor que traz as festas do Nordeste. Para pisar forte na Sapucaí, o sambista intensifica os ensaios e os treinos na academia, faz uma dieta controlada e possui o acompanhamento de uma esteticista por conta das luzes do Sambódromo.

Aulas de samba no pé fora do Brasil e representatividade LGBT+ marcam a trajetória do artista

Professor de samba no pé há oito anos para alunos em diversos países, Gato de Salto desenvolveu uma metodologia própria para o público estrangeiro: “É um desafio muito especial e gratificante. Quando se dá aula para iniciantes, preciso ensinar as origens do Samba e do ritmo, que para muitos é desconhecido. Essa realidade me forçou a desenvolver uma técnica mais específica”, explica o sambista que aprendeu a arte de sambar com nomes como Evelyn Bastos, Rainha de Bateria da Mangueira, e Alex Coutinho, Diretor da Ala de Passistas da Paraíso do Tuiuti; e também foi integrante da Ala Maculelê no Salgueiro entre 2017 e 2020. As aulas são presenciais e onlines e o sambista vai lançar após o Carnaval um curso virtual exclusivo para iniciantes.

A paixão pelo maior espetáculo da Terra surgiu no artista diante do empoderamento de pessoas que, normalmente, não possuem voz na sociedade: “Não há momento mais arrepiante do que ver mulheres negras se expressando majestosamente no samba. Eu, pessoalmente, nunca me vi representado. Por isso tive que criar e trilhar meu próprio caminho e me sinto honrado em ser a inspiração de outros como eu. O que me move é a minha própria necessidade de me conectar com minhas raízes brasileiras e de expressar minha energia de alma. Preciso ser livre e dançar como eu sou. Não há lugar melhor para isso do que no Carnaval”, reflete.

Para viver momentos tão fortes e significativos na Avenida, Gato de Salto encontra a força e o foco na espiritualidade: “Faço uma oração. Peço calma e um bom desfile para mim e minha escola. Uma herança do meu tempo de passista é tocar o solo no início do Setor 1 e fazer o sinal da Cruz. Acho esse ritual lindíssimo”. E com uma presença tão marcante na Avenida, a principal mensagem do sambista é trazer à sociedade um olhar mais amplo sobre os corpos e suas formas de expressão: “A arte não tem gênero. O artista pode ter um gênero biológico, mas a arte é livre. Quero com a minha imagem provocar uma reflexão”, finaliza.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade