No mês do Orgulho LGBT, data efeméride quando, em 28 de junho de 1969, um grupo de policiais de Nova York fez uma rotineira e violenta batida no Stonewall Inn, bar onde a hostilização e abusos policiais eram frequentes. E a comunidade, que sempre se calava diante do tratamento indigno oriundo de grupos majoritários, resolveu reagir. Data continua trazendo muitas atividades voltadas à diversidade à tona.
O Videocamp disponibiliza, dentro da seção especial “Assista Agora”, uma lista de filmes para serem assistidos como, onde e quando o usuário quiser entre os dias 26 e 29 de junho.
“O dia do orgulho, para além de celebrarmos, é para refletirmos sobre o direito de ser. Ser o que se é e, dessa forma, poder transitar livremente, sem que a própria existência seja colocada como ameaça à vida. Ao assistir as cinco obras que chegam ao ‘Assista Agora’, é possível sentir, de diferentes maneiras, a urgência pelo direito de ser. Convidamos a ‘todes’, todas e todos a virem com a gente nessa reflexão!”, conta Gabriela Olmos, líder de comunicação do Videocamp.
Meu Nome é Jacque: Jacqueline Rocha Côrtes é uma mulher transexual brasileira que vive com AIDS. Militante pelos Direitos Humanos e ativista a favor da causa das pessoas que vivem com HIV e AIDS, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas, seja em sua vida pessoal, como ativista de movimentos sociais, representante do governo brasileiro ou como funcionária na Organização das Nações Unidas.
Vestidas de Noivas : Documentário que traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento de Fabia e Gabi. Entre beijos, flores e cetim, as duas apresentam outras histórias de amor homoafetivas, ativistas LGBT e figuras políticas.
Porta Retrato : Quais os medos, anseios e consequências para um jovem LGBTQIAP+ ao “sair do armário”? O documentário resgata esse momento tão delicado na vida da cantora Maria Sil, do estudante George Narciso e do fotógrafo Andrey Haag, abordando os sentimentos e incertezas até a autoaceitação.
#PrecisamosFalarSobreIsso – Carta para Além dos Muros : O depoimento do jovem Caio, que vive com HIV há dois anos, é o ponto de partida para a reconstrução da história da epidemia de AIDS no Brasil. Por meio de entrevistas com médicos, ativistas, pacientes e personalidades, além de material de arquivo, o documentário mostra como a sociedade encarou essa epidemia nas últimas quatro décadas.
Onde O Céu Acerta Seus Ponteiros : Depois da morte de sua mãe, a vida de Tomas ficou preto-e-branco. Os dias mudam quando conhece Gabriel, um fotógrafo de casaco vermelho que o ajuda a enxergar outras cores.