Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Arte

Quadrinhos LGBT+ selecionados pela CCXP 2023

Quando se fala em Inquisição, a maioria das pessoas pensa em mulheres europeias sendo perseguidas por bruxaria, mas há muito mais

Publicado em 08/09/2023

Será lançado na próxima Comic Con Experience, entre 30/11 e 04/12/23, o romance gráfico “As Confissões da Bahia em Quadrinhos”, que traduz para as artes visuais a história real da intervenção da Inquisição portuguesa na Bahia no fim do século XVI.

Veja também:

    Quando se fala em Inquisição, a maioria das pessoas pensa em mulheres europeias sendo perseguidas por bruxaria. O que muitos não sabem é que a Inquisição veio ao Brasil e atormentou  bastante a população local, sobretudo pessoas LGBT+. As fontes utilizadas para o desenvolvimento dos quadrinhos são documentos reais disponíveis pela Torre do Tombo de Lisboa. Cada documento foi escrito pelo próprio inquisidor e detalha de forma vívida as práticas sexuais não convencionais de várias pessoas que foram processadas. Um exemplo é Felipa de Souza, mulher que levou para a cama diversas mulheres casadas de Salvador, e terminou sendo chicoteada em praça pública por isso. Nos Estados Unidos, há inclusive um prêmio intitulado “Felipa de Souza” em homenagem a essa mulher, mas no Brasil poucos sabem que ela existiu.

    O roteiro e pesquisa são de Alexey Dodsworth (indicado ao Troféu HQMix como “roteirista revelação” em 2022) e Cristina Lasaitis. O material foi ilustrado por nomes conhecidos da cena de quadrinhos do Brasil: Alson Castro, Roberta Cirne, Isaque Sagara, Tunak, Débora Santos, Kirnna Schaun e David Arievilo.

    Os ilustradores desenharam exatamente o que é descrito nos documentos da Inquisição. Não censuramos nada. Por conta disso, a obra é apenas para leitores adultos e mostra um interessante retrato de uma época pouco estudada nas escolas do nosso país.

    A pré-venda está acontecendo em catarse.me/confesse

    © 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
    Site parceiro UOL
    Publicidade