Com o intento de trazer à luz a importância irrefutável de lutar por direitos, o “Falando sobre Direitos Humanos”, debate promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), aconteceu nesta quarta-feira (5).
“Estamos vivendo numa época onde a intolerância tem se agravado, onde as pessoas querem interferir no livre arbítrio e no direito de cada um ser o que desejar. É um momento de pandemia não só da saúde, mas, também, de uma pandemia polícia que incita o ódio, a transfobia institucional, a intolerância e que nega direitos aos mais vulneráveis”, salientou Jones Carvalho, superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS.
“Os avanços que vão se dando a partir de 2003, com a implementação e reconhecimento do nome social na educação básica e superior do estado da Bahia e a inclusão do público LGBT no sistema de cotas nas universidades, por exemplo, são direitos conquistados e assegurados que vão fortalecendo a política afirmativa na Bahia”, disse.
“Entretanto, ainda é preciso avançar, é uma luta constante para que os direitos LGBT´s sejam assegurados, e o acesso a educação é o caminho primordial para essa conquista de afirmação social”, afirmou a professora Amélia Maraux.