Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, explodiu nos noticiários após declarar abertamente que é gay. O político se declarou homossexual durante a entrevista que concedeu ao programa Conversa com Bial, da Globo.
Leite começou cedo a trajetória na política. Foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016, após receber 110 mil votos. Assumindo, então, o Rio Grande do Sul aos 33 anos, ele é o governador mais jovem eleito para o cargo.
Luciano Huck, no entanto, usou suas redes sociais na última quinta-feira (01) para opinar a respeito. O apresentador deixou claro que o ato foi louvável e digno de aplausos.
“Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, é gay. Hoje é um dia muito importante, muito simbólico, para a história do Brasil. Num momento tão dolorido da nossa história, com mais de meio milhão de famílias que perderam alguém amado…. Numa pandemia ainda sem controle”, disse.
O pronunciamento vem em meio a uma ”guerra política’ após a revelação. Jean Wyllys criticou o destaque explosivo que foi dado ao governador Eduardo Leite (PSDB). Jean ressaltou que Fátima Bezerra, que figura como a primeira chefe de um Executivo estadual assumidamente lésbica, não recebeu reverências por isso. Jean ainda citou Fátima, que também usou o Twitter para trazer o tema à tona. Bezerra revelou que em sua vida nunca existiram armários, mas não chegou a falar explicitamente sobre ser ou não lésbica.
Bolsonaro também comentou a entrevista de Eduardo e, segundo o presidente, a revelação tem viés político.