LGBTs de Londrina não poderão contar com um Conselho que trataria especialmente das causas LGBTs. Vereadores rejeitaram, na tarde desta quinta-feira (23), o Projeto de Lei 76/2021, de autoria do executivo, Marcelo Belinati (PP), que preceituava a criação de um Conselho direcionado estritamente para as questões da diversidade.
Foram 12 votos contra, 5 votos a favor e 2 ausências. A priori, o PL será arquivado, já que precisava de 10 votos a favor para seguir. Protestos tomaram as ruas de Londrina. A vereadora lésbica, Jessicão, celebrou a decisão junto com bolsonaristas.
Arcebispo e prefeito manifestam-se a favor da criação do conselho LGBT. “Sabemos da realidade que a comunidade LGBT enfrenta. Queria dizer que não estamos falando do LGBT que vive nos altos patamares da sociedade, mas aquele que está embaixo. Aquele que está na rua. É esse que sofre. Não podemos fechar os olhos e esperamos que os vereadores também não fechem”, afirmou Dom Geremias, líder religioso.
“Londrina é cidade de vanguarda, temos problema como o Brasil inteiro tem e não adianta as pessoas quererem varrer coisa para debaixo do tapete e fingir que não existe”, acrescentou o prefeito.