Alex Matthews pode ser considerado uma referência no mercado imobiliário quando se fala em administração de casas de férias, mas quando chegou nos Estados Unidos, algumas portas se fecharam para o empresário brasileiro em razão da sua orientação sexual. Abertamente gay, Alex é casado com Bruno Pontual, que hoje é seu sócio na administração da Empire Residence, empresa que abriu as portas para Alex no ramo imobiliário.
Alex arriscou tudo e saiu de Belo Horizonte em 2014 com apenas U$ 500 no bolso para realizar o sonho de morar em Nova Iorque. No segundo dia na cidade, o brasileiro já tinha encontrado um trabalho na limpeza de escritórios e prédios comerciais. Foi com o salário de cleaner que ele começou uma poupança visando investir em algo maior assim que possível. “Sempre gostei de ouvir a minha intuição que me dizia que essa economia ia ser muito importante para mim”, relembra Alex. Um ano depois surgia a Empire Hostel, primeira empresa americana de Alex, que ainda nem tinha visto permanente para residir nos Estados Unidos quando começou a se aventurar nos negócios.
A Empire Residence foi surgindo aos poucos quando, além da Empire Hostel, Alex passou a administrar os apartamentos dos amigos que iam viajar. Vendendo a ideia de uma renda extra sem muito esforço, afinal toda a administração era feita pela empresa do brasileiro, o negócio começou a expandir no boca a boca entre a comunidade brasileira até atingir os clientes que trariam os maiores desafios para o empresário.
Alex passou a administrar a locação de apartamentos maiores e mais luxuosos em Nova Iorque, com vista para o Central Park e celebridades como vizinhos. Essa estratégia ousada atraiu grandes investidores como clientes, parceiros com poder financeiro alto, mas com crenças conservadoras fortes. Alex, o empresário gay e imigrante, precisou se provar extra competente para conquistar a confiança dos novos clientes. Sem esconder sua identidade, o empresário foi mostrando do que era capaz ao criar a oportunidade de renda sem esforço para todos os imóveis que administrava. O lucro certo foi o que sedimentou Alex no mercado, que agora não atendia apenas a comunidade brasileira, mas também os maiores proprietários de Nova Iorque.
Assim surgia o modelo atual de negócio que tornou o empresário mineiro em milionário. Os pequenos apartamentos viraram grandes propriedades nas locações mais desejadas de Manhattan, com salas de cinema e vistas inesquecíveis. O conforto e os altos padrões de qualidade foram implementados em todas as casas que a empresa administra, mas os preços acessíveis não foram deixados de lado. Foi assim que a empresa fidelizou os clientes: os hóspedes encontravam valores competitivos mas que entregavam uma estadia sem complicações e com muito mais comodidade; enquanto que os proprietários recebiam consultoria para decorar e mobiliar seus imóveis da melhor forma para que o lucro final com os aluguéis fosse ainda maior.
Hoje, aos 27 anos, Alex e a Empire Residence são referência no mercado de aluguéis de curta temporada. Os U$ 500 dólares se transformaram em uma fortuna de mais de 1 milhão de dólares, que segue em constante expansão. “Nunca desisti, mesmo diante de olhares desconfiados. Confiei em mim mesmo, na minha ideia de negócio e na minha capacidade de trazer lucro para os meus clientes. Ser gay e imigrante não é fácil em um mercado conservador, mas consegui me provar e ganhar meu espaço”, afirma Alex.
Plataforma dedicada à comunidade LGBTQIA+
Consolidado no mercado de aluguéis de curta temporada através da sua empresa Empire Residence, o Alex Matthews tornou-se um dos acionistas da Mister B&B, a primeira plataforma de aluguel de curto prazo inteiramente dedicada à comunidade LGBTQIA+. “Queremos promover não apenas alojamentos acolhedores que se ajustem ao seu estilo e orçamento de cada um, mas também ambientes amigáveis ao público LGBTQI, que sofre tanto com a homofobia e preconceito em outras instalações. Estamos presentes em mais de 200 países, com o intuito de proporcionar conforto e segurança aos gays durante suas férias em países estrangeiros, um porto seguro”, afirma Alex.
A plataforma também aponta eventos, festas e roteiros considerados LGBT-friendly, abertos a receber o público gay. O Mister B&B ainda oferece opção de encontrar desde restaurantes e bares até saunas, cruzeiros e distritos gays em diversas cidades. Mesmo com a homossexualidade sendo considerada crime em mais de 70 países, muitos deles são destinos turísticos clássicos, como a Índia. “O MisterB&B torna possível alugar um quarto para curtir a cena local em 130 destinos pelo mundo – incluindo Nova Délhi, Bangcoc e Moscou”, ressalta Alex, demonstrando a relevância do novo investimento.