Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil

Escritores, poetas, filósofos e LGBTs: A diversidade na história

Publicado em 18/09/2020

Vários pensadores, filósofos, poetas e literatos que redesenharam o mundo e influenciaram a humanidade de variadas formas, tinham um comportamento sexual destoante ao que era vigente e tido como normativo.

Alguns confessos e expressivos, de modo que ousaram a trazer o tema para as próprias obras causando até uma ruptura nos paradigmas, e outros mais cautelosos, mas não menos geniais. Interferir na sexualidade alheia é negar a pulsão sexual do outro e, consequentemente, ir na contramão a princípios fundamentais como alteridade e dignidade humana.

Simone de Beauvoir

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir, nascida em Paris, 9 de janeiro de 1908, foi uma filósofa e pensadora marcada pelo estudo profundo do existencialismo.

Esposa do também existencialista Jean Paul Sartre, foi uma controversa pensadora que suscitou reflexões inquietantes e confrontantes, que despertam a ira e paixão até os dias atuais.

Existem muitas especulações em torno da bissexualidade de Simone. Segundo a biógrafa americana, Hazel Rowley, quando Simone morreu, em 1986, suas cartas para Sartre foram publicadas, e nela estavam relatadas descritivamente suas noites com mulheres. Controversa, outras afirmações nada afáveis versam sobre o suposto fato de Beauvoir lutar para diminuir a idade de consentimento na França.

Leonardo da Vinci

O livro Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson, faz uma leitura pertinaz sobre as principais obras de Leonardo e, principalmente, em que contexto ele se encontrava quando trouxe à tona estas obras. 

O biógrafo Walter também revelou que Leonardo não tinha vergonha de assumir-se gay. Desse modo, o pintor multidisciplinar foi, por duas vezes, denunciado por sodomia, tendo quase sido preso.

Oscar Wilde

Oscar Wilde – autor do atemporal O Retrato de Dorian Gray. Wilde foi um símbolo do esteticismo, sendo o principal porta-voz deste movimento artístico. Oscar Wilde nada fazia para suprimir sua homossexualidade.

Em resumo, após explicitar seus desejos, sofreu perseguição pública que acabou desencadeando na prisão do literato. Mas foi libertado em 1897. No entanto, acabou produzindo poucas obras de prestígio e nunca deixou de defender “o amor que não ousa dizer o nome”.

Sócrates

Viveu na Grécia Antiga, onde era normal um homem mais velho manter relações sexuais com homens jovens. O tutor de Platão chegou a declarar, segundo fontes históricas, que o sexo anal era sua melhor fonte de inspiração, e que relações heterossexuais serviam apenas para procriação.

Alan Turing

Alan Turing é conhecido por muitos como pai da computação e da inteligência artificial. Mesmo tendo um grande mérito pelo fim da 2ª guerra mundial, anos depois, Turing foi intensamente perseguido por conta de sua homossexualidade. Ele chegou a ser demitido e condenado a ser castrado quimicamente no ano de 1952, por “atividade homossexual”. Em 2013, a Inglaterra concedeu a ele o  ‘perdão póstumo’.

Judith Butler

Judith Butler (Cleveland, 24 de fevereiro de 1956) é uma filósofa pós-estruturalista, lésbica e estadunidense. Consagrou-se como uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética.

António Botto

António Tomás Botto (Concavada, 17 de Agosto de 1897 – Rio de Janeiro, 16 de Março de 1959) poeta, contista e dramaturgo português. A sua obra mais popular, Canções, foi um marco na lírica portuguesa, sobretudo por trazer impetuosidade e um toque fora no ordinário. António Botto ficou conhecido, também, por obras Homoeróticas.

Além do mais, nomes como Frida Kahlo, Virginia Woolf, Josephine Baker e Marsha P. Johnson são importantes quando o assunto é diversidade e luta por direitos.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade