Na manhã desta quarta-feira (26), uma unidade prisional exclusiva para gays, bissexuais e trans foi inaugurada no Espírito Santo. A Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), que comporta 296 custodiados, funciona no complexo de Viana, na Grande Vitória.
As presas autodeclaradas como lésbicas permanecem em unidades femininas do estado. Hoje a penitenciária abriga 175 pessoas autodeclaradas parte deste grupo, conforme reportou o G1.
“Em 2018, já fazia parte da galeria de homossexuais na unidade e, com essas mudanças, teremos mais condições de construir a nossa história, tendo o respeito dos servidores e com mais chance de sermos vistas dentro das nossas necessidades”, pontuou Patricia Ferreira, trans
Conforme portaria Nº 413-R, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (26), algumas diretrizes foram pontuadas para o atendimento à população LGBT+. “Essas adaptações geram mais oportunidades de ressocialização e permitem que o cumprimento da pena seja realizado de forma adequada, conforme o previsto em lei”, ressaltou Marcello Paiva de Mello, secretário de Estado da Justiça.