Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
ESPORTE

Federação de xadrez proíbe pessoas trans em torneios femininos

Fide foi duramente criticada nas redes sociais por conta do novo regulamento

Publicado em 21/08/2023

No final de semana, a Federação Internacional de Xadrez (Fide) anunciou a proibição de mulheres trans competindo na categoria feminina dos torneios de xadrez. De acordo com a federação, o novo regulamento já está valendo desde a semana passada.

Segundo a Organização, os torneios tem recebido cada vez mais pedidos de reconhecimento de jogadoras que se consideram transgêneros, onde a participação destas atletas dependeria de uma análise criteriosa da Fide.

A regulamentação também estabelece que “se um jogador possuir qualquer um dos títulos femininos, mas o gênero for alterado para masculino, os títulos femininos devem ser abolidos”. No entanto, se a redesignação for do gênero masculino para o feminino, os troféus continuam como posse da atleta.

Em entrevista à BBC Sport, a Federação afirmou que a “legislação transgênero está se desenvolvendo rapidamente em muitos países e muitas entidades esportivas estão adotando suas próprias políticas”. Já nas redes sociais a Organização foi duramente criticada, já que o esporte não exige nenhum contato físico entre os competidores.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade