Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
cultura

Museu da Diversidade Sexual lança documentário sobre futebol feminino

O registro traz a gravação completa da partida de futebol de várzea feminino entre os times Perifeminas e Grêmio Esperança

Publicado em 22/11/2023

Em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, irá lançar a documentário “AMISTOSA” no dia 25 de novembro em seu canal oficial no YouTube.

O registro traz a gravação completa da partida de futebol de várzea feminino entre os times Perifeminas e Grêmio Esperança. O material audiovisual também conta com uma roda de conversa com as jogadoras dos times, a locutora esportiva Chris Lima e Roseli de Belo, ex-jogadora de futebol e veterana de Olimpíadas e Copas do Mundo.

“Fazer o registro do Amistosa não é só ratificar a relevância de uma das atividades mais importante realizadas durante o ano de 2023 pelo MDS, mas é também a busca em se contrapor às lógicas de marginalização, contribuindo com a memória e ampliação da visibilidade de mulheres no futebol. Cabe lembrar que a realização da Copa do Mundo Feminina organizada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) só foi iniciada mais 60 anos após a Copa do Mundo [masculina]”, afirma Khadyg Fares, pesquisadora do MDS.

“Ao promover a Amistosa entre os times de futebol de várzea feminino, em seu espaço de atuação e origem, o MDS reafirma o desejo de estar presente nas comunidades com as quais deseja, além de representar, atuar em conjunto”, afirma Fares. A atividade, registrada em vídeo e áudio, gerou material de divulgação e pesquisa sobre os coletivos que têm construído o presente, contribuindo para a produção – além da salvaguarda – da memória de dissidentes de gênero e sexualidade.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade