Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Esporte

“Princesinha Dourada”: Primeiro lutador gay de MMA fala sobre sua vida

"O único (gay) assumido (no MMA) está sendo eu", disse

Publicado em 25/04/2022

Gay assumido, o lutador de 29 anos, Washington Duarte Souza, ou a “Princesinha Dourada”, como é carinhosamente chamado em sua academia, recebeu a reportagem do “Fantástico” nesta semana e falou sobre preconceito.

Primeira parte de preconceito que tive dentro do MMA foi um rapaz de uma cidade vizinha. Ele falou pro meu professor de jiu-jítsu que, se ele perdesse pra mim, ele iria embora da cidade. Eu ganhei a luta no primeiro round, nocauteei o menino e ele saiu da cidade – contou Washington.

Meu sonho é lutar em grandes eventos de MMA e ter uma oportunidade que até hoje não tive. Acredito em mim mesmo e tenho potencial para isso. O único (gay) assumido (no MMA) está sendo eu. Sei que tem mais pessoas, só que elas têm medo do preconceito, do que as pessoas vão falar. Elas têm medo da reação de muitas partes da academia. (Peço para eles) aparecerem e dizerem seus nomes, baterem no peito. Estou aqui, também vim fazer parte, vim somar e quero que eles tenham essa coragem. Mostrar para as pessoas que a gente pode ir além daquilo que tentam limitar a gente.

 Dentro do mundo do MMA, nunca conheci (lutadores homossexuais do sexo masculino). Mulheres a gente costuma ver bastante, agora é muito difícil ter homens assumidos. Pode existir algum, mas que assumiu, até hoje não conheci. Acredito que o mesmo preconceito que há de ter mulheres lutando MMA na visão das pessoas de “ah, não é uma profissão pra mulheres”, também seria uma coisa muito machista de um homem assumir que é gay e ser lutador de MMA. A visão que é passada de lutador de MMA é do cara fortão, super hétero, que bate, que briga, essa é a visão. Para a mulher é mais fácil, a mulher já nasceu cheia de tabus, de preconceitos de profissão, que mulher tem que ser só dona de casa e mãe, então, pra gente, assumir é motivo de força. De mostrar que sou forte, sou decidida na minha vida, sou gay e não tenho problema de expor isso pro mundo porque não me importo com o que as pessoas vão dizer, porque a vida inteira eu sofri preconceito – analisou a ex-campeã do peso-palha do UFC,  Jéssica Bate-Estaca.

Confira também – Homofobia tirando vidas: Justin Fashanu, primeiro jogador de futebol a se declarar gay

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade