O Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, que ficou conhecido como um marco na luta pelos direitos LGBTs, quando, em 28 de junho, de 1969, tornou-se palco de uma coibição hostil advinda da polícia. A comunidade, que sempre se calava diante do tratamento indigno oriundo de grupos majoritários, resolveu reagir.
Nesse sentido, o Facebook vai colorir São Paulo com um mural que será pintado em um dos endereços mais icônicos da cidade, o Minhocão. A via, que é aberta para pedestres todas as noites e aos finais de semana, terá a fachada de um dos prédios vizinhos tingida com as cores da bandeira do movimento LGBTIQ+.
A bandeira será pintada aos poucos, faixa por faixa, e estará conectada com uma Live que será transmitida na Página do próprio Facebook no dia 5 de junho, a partir das 16h. A Live, no entanto, terá a apresentação de Vitor diCastro, criador do canal Deboche Astral, e o line-up dos shows fica por conta das estrelas Gloria Groove, Majur e Pabllo Vittar. A transmissão também terá a participação de influenciadores, como Gabriela Loran e o ex-BBB 21 João Pedrosa
“O mês de junho é marcado pela união das comunidades LGBTIQ+ e de aliados no mundo todo para uma grande celebração da liberdade de expressão e de suas identidades. Sabemos que, pelo segundo ano consecutivo, as pessoas não vão poder ir às ruas – e por isso decidimos nos mobilizar para proporcionar uma forma diferente, mas não menos significativa, de celebração. Reunindo os Grupos do Facebook e a comunidade para ajudar a colorir a cidade, queremos contribuir para fomentar e abastecer o espírito do orgulho por meio do poder do coletivo”, explica Bernnardo Bonnard, Líder de Consumer Marketing para o aplicativo Facebook no Brasil.