Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
cultura

Aniversário de Virgínia Woolf: biografia celebra os últimos anos de vida da escritora bissexual

Herbert Marder revela visão autêntica da renomada ensaísta que completaria 142 anos no dia 25 de janeiro

Publicado em 05/01/2024

Em contraste com biografias convencionais que se debruçam sobre a vida pessoal do biografado, Herbert Marder escolheu uma perspectiva distinta para explorar a história de Virginia Woolf: tomou nota dos registros mais íntimos. Diários, cartas e a bibliografia woolfodiana serviram como base para A medida da vida, que traz uma visão detalhada sobre os últimos dez anos vividos pela escritora.

O cerne da obra – agora em nova edição lançada pela Tordesilhas – explora a resistência literária de Woolf, as relações interpessoais complexas e os eventos políticos e históricos que a cercavam. Com uma narrativa perspicaz e fluída, o professor emérito de inglês na Universidade de Illinois ainda delineia a consciência de perigo pessoal que permeou as ações e percepções de Woolf nos anos que antecederam à Segunda Guerra Mundial.

Quanto ao desfecho da vida de Virginia, o biógrafo não insiste em encontrar explicação racional sobre o suicídio, e ressalta a importância do relacionamento da autora com a médica e prima Octavia Wilberforce.

A segurança de sua ligação com Leonard (marido de Virgínia) voltou então a confortá-la: ‘Se não fosse pela divina bondade de L., quantas vezes eu deveria estar pensando na morte’, declarou ela, e deu consigo a repetir sobriamente: ‘Isso é que é felicidade’. Ela mesma tinha dito: ‘Se não sofresse tanto, não poderia ser feliz’. (A medida da vida, p. 81)

Marder oferece uma perspectiva diferenciada sobre a trajetória de Woolf ao destacar a participação dela no cenário político, na luta contra a discriminação de gênero e convívio com o influente Círculo de Bloomsbury, constituído por intelectuais como T.S. EliotRoger Fry e Maynard Keynes, que se reuniam na residência da dama literária inglesa.

Com fotos, adendos e índice remissivo, A medida da vida oferece a oportunidade de compreender Virginia Woolf sob a ótica da própria autora. De maneira afetuosa, o livro apresenta o retrato de uma mulher atormentada por crises de depressão e pela frágil saúde mental, cujo brilhantismo literário permaneceu inabalável.

Ficha técnica
Título
: A medida da vida
Subtítulo: Os últimos anos de Virginia Woolf
Escritor:  Herbert Marder
Tradutor: Leonardo Fróes
Editora: Tordesilhas
Páginas: 448
ISBN: ‎ 978-6555680829
Tamanho: 15×23 cm
Valor: R$ 112,90
Onde encontrarAmazon

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade