Elton Padilha, fundador da ONG Eles por Eles, morreu de Covid-19, aos 39 anos, em Goiânia. Com o intento de corroborar cada vez mais com informações preventivas e visando a conscientização de jovens, Elton criou o grupo proficiente no combate ao HIV e doenças Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para gays e bissexuais.
“Foi tudo muito rápido. Ele foi diagnosticado no sábado e internou. Na terça, ele piorou e precisou ser intubado. Foi quando morreu após ter uma parada cardiorrespiratória”, disse o amigo Leo Mendes ao G1. Padilha morreu na última terça-feira (11), em um hospital da cidade. Segundo Leo, o ativista foi diagnosticado com a doença no último sábado (8).
“Ele começou como assistente do projeto Cidadania Plena de prevenção ao HIV. Realizada oficinas de sexo seguro e distribuição de preservativos. Ele também dirigiu a parada Gay de 2002”, disse o amigo. Padilha criou a ONG Eles por Eles no ano de 2021.
Por meio de uma nota solene, a UFG lamentou a perda – “Elton esteve conosco durante sua graduação até sua formatura no segundo semestre de 2018. Lamentamos profundamente e desejamos que o tempo e as boas lembranças aliviem a dor e tragam paz aos corações dos familiares e amigos”.