O cantor Gabeu, filho do sertanejo Solimões, da dupla Rionegro e Solimões, em entrevista ao portal Yahoo! falou sobre vários assuntos atuais – ser um cantor LGBT+, preconceito e puxou um gancho para o tema polêmico do momento – BBB 21, sobretudo o participante Rodolffo, que foi o eliminado de terça-feira (6).
“Infelizmente, “Rodolffos” não são casos isolados no Brasil, o que me incomoda mais é o uso de uma identidade cultural para justificar toda série de preconceitos, com falas como ‘eu sou um homem do interior, chucro, criado assim, meu avô era assim, meu pai era assim’“, começou.
“A desigualdade está completamente ligada ao acesso à informação, mas independente do lugar que nascemos e crescemos, é inaceitável que usemos isso como desculpa para propagar qualquer tipo de intolerância. E mais que isso, estar disposto a aprender não significa tornar pessoas pretas e LGBTQIA+ coachs de diversidade, muito menos tentar justificar as nossas falas com ‘mas o cabelo do meu pai, a minha tia é negra, meu sobrinho é gay'”, explicou Gabeu.
“Quando eu penso que o sertanejo já foi uma voz que cantava a valorização da natureza, as dores dos trabalhadores, vejo como é contraditório com o que temos visto da cena hoje em dia. O sertanejo nasce de um lugar muito genuíno, numa época em que ser caipira era de fato visto como algo negativo, e existem músicas que são verdadeiras obras de arte. Os interiores do Brasil são plurais, cheios de diversidade de pessoas, culturas e valores e isso não pode ser negligenciado, nem manchado pelo mau-caratismo de alguns”.