Por meio do Instagram, Léo Áquilla comemorou sua tão sonhada mudança de nome na certidão de nascimento. A famosa foi ovacionada por fãs e aproveitou o momento para postar uma mensagem reflexiva.
“Posso chorar? Mas é de alegria. Depois de longos anos, minha certidão de nascimento, como mulher, LEONORA MENDES DE LIMA, saiu. Acreditem, foi uma jornada árdua, com vários advogados golpistas e muitas proibições até aqui”, começou.
“@victorteixeiraadvogado resolveu meu problema em poucos dias. Minha felicidade é tão grande que não cabe em palavras. Chega de passar constrangimento na vida. Sou toda gratidão a todos que ao longo da história estiveram nas ruas, nas paradas, lutando comigo pra que isso fosse possível. Parabéns a todos! Viva a liberdade!”, finalizou.
Em tempo – A retificação de nome e gênero nos registros civis é um direito das pessoas trans (travestis, transexuais, homens e mulheres trans e pessoas não-binárias) no Brasil. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal se pronunciou a favor da histórica demanda da comunidade trans. A retificação independe de cirurgias ou de laudo pericial e pode ser realizada em cartórios.