Tema polêmico, a transexualidade quase nunca esteve presente em debates da sociedade. No entanto, a visibilidade sobre o tema tem se tornado cada vez frequente fora de espaços como a internet.
A exemplo disso temos as produções brasileiras, como as telenovelas, que têm abordando a temática de forma didática, exercendo quase que um papel educacional da sociedade brasileira.
No último ano a TV Globo tratou em duas de suas novelas o tema, cada uma com uma abordagem diferente. Primeiro com a personagem Britney, de Glamour Garcia (A Dona do Pedaço) e depois com Michelly, personagem de Gabrielle Joie (Bom Sucesso).
No universo cinematográfico a discussão do tema não poderia ser diferente. Apesar de ter grandes filmes sobre a temática, principalmente premiados, ainda uma questão permeia a maioria deles: a falta de atores e atrizes transexuais.
A fim de comemorar o Dia da Visibilidade Trans, o Observatório G preparou uma lista com seis filmes incríveis que falam sobre transexualidade de formas diferentes. Confira a lista abaixo:
1 – Tangerine
Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga saem em busca do traidor e sua nova amante para se vingar.
2 – Transamerica
Prestes a realizar uma cirurgia para mudança de sexo em Nova York, a travesti Bree descobre que tem um filho adolescente e problemático. Aconselhada pela psicóloga a resolver essa questão antes da operação, Bree vai encontrá-lo em São Francisco.
3 – Tomboy
Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.
4 – Meninos não Choram
A história da vida de Brandon Teena, uma mulher que escolhe se passar por homem. Ela começa um caso de amor com uma mãe solteira da zona rural de Nebraska e sofre trágicas consequências como resultado da descoberta de sua transexualidade.
5 – Laerte-se
A cartunista Laerte passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos.
6 – A morte e a vida de Marsha P. Johnson
Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país.