Na segunda-feira (20) Madonna, por meio do Twitter, relembrou um acontecimento conturbado que ocorreu em um show na Rússia. Ela estava em turnê com a The MDNA Tour e acabou recebendo uma multa após discursar em prol da comunidade LGBT.
“Eu fiz esse discurso em um show em São Petersburgo, há 8 anos. Fui multada em 1 milhão de dólares pelo governo por apoiar a comunidade gay. Eu nunca paguei”, escreveu ela.
“Não tenham medo. Nós queremos lutar pelo direito de sermos livres. É um tempo muito estranho no mundo e eu sinto no ar que as pessoas estão com mais medo, já que as pessoas estão mais intolerantes. Mas podemos mudar isso, nós temos o poder. E não precisamos fazer isso com violência, faremos apenas com amor“, disse ela na ocasião em questão.
Vale frisar que, na Rússia, a homossexualidade foi considerada um crime até 1993 e uma doença mental até 1999. Desse modo, embora haja comunidades homossexuais ativas nas principais cidades do país, a atmosfera é mais tensa desde que a Rússia adotou, em 2013, uma lei que proíbe a “propaganda” gay para menores.