Cultura

No Dia do Orgulho LGBT, coordenador do governo de Crivella recebe título honroso

A atriz travesti Dandara Vital também foi condecorada e recebeu o título de Cidadã Benemérita pela câmara de vereadores do Rio de Janeiro, das mãos da vereadora Rosa Fernandes

coordenador da Diversidade Sexual do governo Crivella, recebe o título de Cidadão Benemérito pela Câmara de Vereadores do Rio
Coordenador da Diversidade Sexual do governo Crivella, recebe o título de Cidadão Benemérito pela Câmara de Vereadores do Rio (Divulgação)

No mês do Orgulho LGBT, data efeméride quando, em 28 de junho de 1969, um grupo de policiais de Nova York fez uma rotineira e violenta batida no Stonewall Inn, bar onde a hostilização e abusos policiais eram frequentes. E a comunidade, que sempre se calava diante do tratamento indigno oriundo de grupos majoritários, resolveu reagir. Data continua trazendo muitas atividades voltadas à diversidade à tona.

O ex- Coordenador da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio ( 2017-2020), Nélio Georgini, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio, na manhã desta segunda-feira(28).

Com os protocolos de segurança seguidos à risca, o título foi recebido no espaço Palco Lapa. Nélio usou o seu espaço e sua voz para trazer à tona melhorias para comunidade, de forma geral.

O Papel do gestor público não é protagonizar, é possibilitar que outros sejam protagonistas com suas múltiplas vozes”. O advogado é membro permanente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros( IAB) e atual gestor de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda( Setrab).

Georgini inaugurou o primeiro abrigo público do mundo para comunidade LGBT, o CPA IV, no centro do Rio, e lançou o programa Trans+Respeito para população transexual, que foi reconhecido a nível internacional.