No mês dedicado à celebração da diversidade e ao fortalecimento da comunidade LGBT+, cantores independentes têm se destacado ao lançar músicas que transmitem mensagens de inclusão, empoderamento e representatividade. Nessa busca por ampliar suas vozes e conectar-se a um público cada vez mais diverso, esses talentosos artistas compartilham o propósito por trás de seus novos lançamentos no mês do orgulho.
MC Lullu destaca a importância de conscientizar por meio de seu trabalho. Em seu novo single, a cantora reforça a potência da diversidade em sua produção musical. “Quero usar minha representatividade e ocupar um espaço de expressar a arte que faço, usando meu corpo para inspirar novas consciências. É um single de uma mulher trans, mãe e multiartista. Que essa obra traga através da música a potência da diversidade”, diz.
Ouça: https://youtu.be/gOLdnuePSaE
Já Flow Nzinga e Kaique ressaltam que esse mês traz uma maior visibilidade e reflexão para as vivências da população LGBT+, assim, evidencia a relevância de trazer trabalhos voltados para a causa. “Lançar um single nesse período é fazer nossas experiências e vozes chegarem mais longe e se conectar a mais pessoas”, afirmam.
Para Maíra Garrido, junho é um mês de afirmação e resistência. A cantora enfatiza que a palavra “orgulho” engloba muito mais do que apenas sua sexualidade, mas também o orgulho de ser quem é por completo. Essa mensagem é exatamente o que tenta transmitir em seu novo single. “Esse mês é o momento de impulsionarmos nossas vozes em prol de nossas vidas. Lançar uma faixa, na qual o único instrumento usado é a voz, é bastante simbólico. É também uma provocação, no sentido de que a minha voz, como artista LGBTQIA+, seja ouvida”, conta.
Ouça: https://youtu.be/VE_14jDjW1c
Matheus Teixeira revela que a pauta do orgulho é central em sua vida. O cantor enfatiza que demorou para alcançar o sentimento de orgulho, e que ele não pode ser mais deixado de lado após ser alcançado. “Poder expressar esse orgulho em música, poder falar de amor livremente, sendo inclusivo com mais formas de amar, contribuir para a representatividade dessas histórias de amor não-heteronormativas na música brasileira…tudo isso é uma enorme felicidade”, declara.
Com suas músicas, esses artistas reforçam a importância da visibilidade, representatividade e empoderamento durante o mês do orgulho. Eles continuam espalhando amor, diversidade e coragem através de suas vozes, mostrando ao mundo a beleza e a força da comunidade LGBT+ em cada nota e verso.