Retaliação

‘Os Eternos’ sofre censura por beijo gay

A aceitação da diversidade na Rússia não é algo tão abrangente

Os Eternos (Reprodução)
Os Eternos (Reprodução)

O próximo filme da Marvel, Eternos, que teve o aguardado trailer divulgado, vai contar com um relacionamento gay. Nesse sentido, o ator Brian Tyree Henry e Haaz Sleiman irão protagonizar o primeiro beijo da atração. Contudo, a trama sofreu retaliação em alguns lugares.

Vitaly Milonov, por exemplo, vice da Duma Estatal da Rússia, destacou que o longa-metragem deve ser impedido de ser transmitido nos cinemas nacionais.

A aceitação da diversidade na Rússia não é algo tão abrangente. A homossexualidade foi considerada um crime no país até 1993 e uma doença mental até 1999. Desse modo, embora haja comunidades homossexuais ativas nas principais cidades do país, a atmosfera é mais tensa desde que a Rússia adotou, em 2013, uma lei que proíbe a “propaganda” gay para menores.

Sobre a cena em questão, Haaz enfatizou – “É um beijo bonito e muito emocionante. Todo mundo chorou no set. Para mim, é muito importante mostrar como uma família disfuncional pode ser amorosa e bonita. Brian Tyree Henry é um ator tão tremendo e trouxe tanta beleza a essa parte. Em um ponto, vi uma criança nos olhos dele e acho importante que o mundo seja lembrado de que existem gays que já foram crianças. Esquecemos isso porque sempre somos retratados como sexuais ou rebeldes. Esquecemos de nos conectar nessa parte humana“.