Os movimentos sociais, de uma forma geral, têm como principal intento organizar grupos, cujo objetivo é lutar por pautas e demandas específicas referentes àquele grupo. Nesse sentido, os movimentos coletivos intensificam essa força. No Brasil, vários grupos LGBTs tiveram expressão.
O Lampião da Esquina foi um jornal homossexual brasileiro que circulou durante os anos de 1978 e 1981. Nasceu dentro do contexto de imprensa alternativa na época da abertura política de 1970. O Boletim Chanacomchana, cuja história também já reportamos aqui, e a identidade lésbica feminista no Brasil, foram importantes para a diversidade; dentre outros.
Nessa direção, a página “Senta e Escuta” (instagram.com/sentaeescutadoc) traz estes conteúdos de forma dinâmica e educativa. A história do movimento LGBT+ do Brasil contada de forma simples.
Especialmente para o mês do Orgulho, a página propõe uma série especial – “Desde a década de 1970 até os dias de hoje -, passando pela criação do Lampião da Esquina, grupos SOMOS, GALF, ASTRAL, epidemia da AIDS, a inserção na política, na mídia, a conquista de direitos, e por aí vai…“.