A 2° edição da Parada LGBT do Leblon será realizada neste domingo (10), e abordará o preconceito racial com o tema: “Tire o seu racismo do meu caminho, que eu vou passar com minha cor”.
A passeata conta com o apoio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio (CEDS RIO). A organização espera que cerca de 10 mil pessoas compareçam ao evento, marcado para começar ao meio-dia.
“Pelo segundo ano consecutivo, a CEDS abraçou o projeto da Parada LGBT do Leblon, na Cruzada São Sebastião. É importante continuar buscando visibilidade pela luta contra qualquer tipo de preconceito, seja ele, por orientação sexual, identidade de gênero, cor ou religião. Precisamos levantar a bandeira da diversidade todos os dias. Porque o mundo é diverso, e todas as pessoas merecem respeito”, ressalta o Coordenador Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Nélio Georgini.
Realizada no conjunto habitacional Cruzada São Sebastião, à margem do Jardim de Alá, a Parada é organizada por Thabata Rios, de 31 anos, mulher transexual, nascida e criada no local.
“Meu intuito é atrair LGBTs de todos os lugares da cidade. A Cruzada São Sebastião é muito peculiar, estamos no asfalto e na Zona Sul, mas estamos segregados. Por isso, convido todos que sofrem por sua condição social, sexualidade, identidade de gênero, raça ou qualquer outro motivo“, pontua Thabata.
Cerca de 35 artistas LGBTs ou que lutam pela causa irão animar a festa, que terá um trio elétrico. Antes disso, às 10 horas, haverá um trabalho social com recreação para crianças, corte de cabelo gratuito, 2° via de documentos, distribuição de lanches, distribuição de materiais de prevenção às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), entre outros.