Poliamor, trisal e relacionamento aberto: entenda quais são as diferenças
São diversas as definições que existem atualmente para categorizar um tipo de relacionamento, sendo mais especificamente entre quatro paredes. A chamada liberdade sexual é constituída por uma distribuição de termos.
Em entrevista ao portal Metrópoles, Simone Guazzi, sexóloga e pós-graduada em Educação e Sexualidade, explicou as diferenças entre poliamor, trisal e relacionamento aberto.
De acordo com a especialista, o poliamor é um modelo afetivo-sexual baseado na simultaneidade e no consenso entre mais de duas pessoas. “Os poliamoristas tentam se dissociar dos rótulos da sexualidade promíscua, do sexo fácil e libertino. Se apoiam na base afetiva da relação e na busca por conhecimento legal e social”, disse.
Segundo Simone, não se trata apenas de liberdade sexual, mas de um compromisso emocional com mais de uma pessoa, enquanto o relacionamento aberto geralmente não envolve afeto por terceiros. “É uma forma criada para se romper com a monogamia e tentar manter uma relação saudável com liberdade sexual”, disse a sexóloga.
O trisal, por sua vez, é a relação entre três pessoas, com ou sem envolvimento emocional. “É um formato que pode ser bem aceito por casais que já têm essa predisposição de buscar fora o que não encontram dentro”, explicou Simone.
Segundo a sexóloga, no sexo, o trisal pode explorar fantasias e práticas como o ménage. “Quando há três corpos, três vontades e um só pacto de respeito, o prazer deixa de ser tabu e passa a ser liberdade em sua forma mais autêntica”, completou ela.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.