Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
POLÍTICA

Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe uso de “todes” em eventos públicos

Deputada Erika Kokay (PT) criticou duramente a decisão da alteração de seu projeto de lei original

Publicado em 07/12/2023

Nesta quarta-feira (06), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra, incluindo pronomes e palavras com marcador de gênero para comunicação em eventos públicos.

“Novas formas de flexão de gênero e número das palavras da língua portuguesa como ‘todes’, não poderão ser usadas em comunicações com a população”, afirma o texto aprovado.

De acordo com informações divulgadas pelo UOL, o projeto tem autoria da deputada Erika Kokay (PT) e se tratava anteriormente apenas de uma linguagem simples para comunicações oficiais em eventos públicos. No entanto, os deputados aproveitaram a deixa para aprovarem a emenda de Junior Amaral (PL), na qual incluía a proibição da linguagem neutra em órgãos públicos.

Já a deputada Erika Kokay (PT), criticou duramente a decisão da alteração de seu projeto de lei com a emenda sugerida pelo político bolsonarista. “Não tinha nada a ver com o projeto que votávamos, que instituía a comunicação simples em documentos oficiais para garantir transparência e cidadania. Outra agressão é uma incontrolável transfobia. Excluir a população trans e não-binária da língua portuguesa não é ignorância”, disse Kokay em suas redes sociais.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade