O presidente Joe Biden assinou na terça-feira (13), a lei que protege casamento gay nos Estados Unidos, que foi aprovada pelo Congresso, e foi um grande avanço na luta pelo reconhecimento da união de casais do mesmo sexo.
A afirmação da lei teve uma cerimônia no gramado da Casa Branca, em um evento com aproximadamente três mil pessoas. O cantor Sam Smith deu início a cerimônia e fez sua apresentação com a famosa música “Stay With Me”, já Cyndi Lauper cantou “True Colors” hino da comunidade gay que levou o público a loucura e muitas emoções.
O presidente assinou a lei no final do evento e afirmou que esse é um “passo crucial rumo à igualdade, à liberdade e à justiça, não apenas para alguns, mas para todos”. “Decidir com quem se casar é uma das decisões mais pessoais que alguém pode tomar”, salientou o democrata, defendendo que o casamento deve ser resumido a apenas duas perguntas: “Quem você ama?” e “Você será fiel a quem ama?”.
De acordo com informações do portal UOL, Joe Biden destacou que a nova lei reconhece a todos o direito de responderem a essas perguntas por si próprios, sem interferência do governo.
A lei entra em vigor automaticamente mediante a assinatura do presidente. Que servirá para proteger também casamentos inter-raciais, além de uniões dos casais do mesmo sexo, em ocorrência da maioria conservadora da Suprema Corte querer anular as decisões judiciais que protegem esses direitos. A suprema corte já derrubou leis de 16 estados americanos em 1967, que impediam o casamento inter-racial.