Direito

Primeira skatista trans do Brasil é liberada para competir no profissional feminino de skate

CBSK reconhece Luiza Marchiori como profissional após decisão judicial
11/09/2025 11:08
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Luiza Marchiori(foto: Reprodução/Instagram)

Luiza Marchiori

Luiza Marchiori, de 30 anos, a primeira skatista trans do Brasil, que mora em Florianópolis, Santa Catarina, conquistou o direito de competir na categoria feminino profissional nas competições da CBSK (Confederação Brasileira de Skate).

Inicialmente, a confederação havia exigido que, após a transição de gênero, para competir entre as mulheres a atleta precisava reiniciar a carreira na categoria amadora.

A CBSK acatou a tese da advogada Larissa Kretzer, que apontou, em seu requerimento, que até 2023, competiu como profissional entre os homens e, por isso, se trataria de medida arbitrária e discriminatória. A executiva argumenta, ainda, que a medida é burocrática e sem fundamento jurídico.

Ao longo dos últimos anos, Luiza Marchiori foi se destacando nos campeonatos regionais. Na categoria masculina, em que competia até 2023, é bicampeã brasileira e heptacampeã estadual de Santa Catarina.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram