A cena LGBT+ conta com muitas figuras emblemáticas de destaque. Nesse sentido, “Arquivos da Cena LGBTQI+ Carioca” estreia no próximo dia 24 no canal do YouTube do jornalista, pesquisador e escritor Rodrigo Faour (https://cutt.ly/BkKxjD).
“A ideia é, por meio desses depoimentos, produzir um arquivo fiel da cultura LGBTQI+ do estado do Rio de Janeiro, sobretudo a carioca, onde obteve maior repercussão ao longo do tempo, resgatando os principais pontos de encontro dessas pessoas, o modo como se tratavam, se vestiam, as gírias de cada época por eles usadas, as atividades artísticas desenvolvidas por parte deste grupo, sobretudo de travestis, no início, e posteriormente das drag queens”, revela Faour.
“A história começa a deixar rastros mais expressivos a partir dos anos 1950, com os chamados Bailes dos Enxutos, no Carnaval, a abertura de boates (inclusive lésbicas) e os primeiros shows de travestis organizados para o grande público, chegando ao clímax a partir de 1994, quando a cultura midiática começa a tratar o tema de forma mais naturalizada, sem preconceitos. A importância da ‘abertura desses arquivos’ é que essa memória da comunidade nunca foi devidamente valorizada e registrada para o conhecimento das futuras gerações”, finaliza o diretor e apresentador da série.
Link com teaser do primeiro episódio, com Divina Valéria: https://drive.google.com/file/d/1hlvcmVarV5gLMYiIkGE9HS2VLQJTBpxB/view
Lançamento dos episódios:
24/02 – Divina Valéria
03/03 – Eduardo Gonzales
10/03 – Yone Lindgren
17/03 – Lorna Washington
24/03 – Almir França
31/03 – Elza Ribeiro
07/04 – Turma OK
14/04 – César Sepúlveda
21/04 – Ciro Barcelos
28/04 – Edyr Star