Para retificar erros do passado, o Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que irá devolver medalhas de militares que foram dispensados em decorrência de sua orientação sexual. O anúncio da condecoração foi dado nesta terça-feira (16).
A dispensa dos combatentes ocorreu até o ano 2000, seguindo à risca a legislação vigente na época. Segundo informações oficiais, 200 a 250 militares eram expulsos da corporação justamente por ‘comportamento homossexual’.
Em 2017, a nova lei que passou a viger levou o nome de Lei de Turing, cujo intento é homenagear Alan Turing, conhecido por muitos como pai da computação e da inteligência artificial. Ele chegou a ser demitido e condenado a ser castrado quimicamente no ano de 1952, por “atividade homossexual”. Em 2013, a Inglaterra concedeu ao gênio o ‘perdão póstumo’.
Segundo a organização de defesa dos direitos de LGBT+, Stonewall, a decisão divulgada hoje “ajudará muito a corrigir os erros do passado” e, sobretudo, a incentivar um futuro com menos preconceito.