Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
saúde!

Mastectomia é exame obrigatório em homens? Alguns acreditam que sim!

Dentre os resultados, o mais surpreendente foi que 49% dos entrevistados acredita que a mastectomia é um exame que deve ser feito em homens com mais de 40 anos

Publicado em 02/11/2023

Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito das doenças masculinas. Para marcar a data e testar o conhecimento de seus usuários, o Ysos, app de dating para casais e solteiros do meio liberal, fez uma enquete com seus usuários, pedindo para eles marcarem quais frases eles acreditavam ser mitos e quais seriam verdades.

Dentre os resultados, o mais surpreendente foi que 49% dos entrevistados acredita que a mastectomia é um exame que deve ser feito em homens com mais de 40 anos. Mas, a verdade, neste caso, é que a mastectomia não é um exame, e sim uma cirurgia para a retirada da mama como forma de tratamento para o câncer.

Sobre esta doença em homens, 73,5% acertaram a pergunta ao responder que os homens também podem tê-la, embora eles sejam a minoria dos casos, apenas 1% dos casos registrados, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Já o câncer de próstata é um dos principais alvos da campanha do Novembro Azul e o exame capaz de identificá-lo é cercado de tabus e preconceitos, principalmente por envolver o toque através da parede do reto. Cerca de 89% dos respondentes da pesquisa acreditam que esse teste deve ser feito apenas após os 60 anos, o que é um mito. De acordo com o andrologista Dr. Lister de Lima Salgueiro, se houver casos antecedentes na família, é necessário fazer o exame a partir dos 40 anos, caso contrário a partir dos 50. Ele também recomenda que nesta idade também seja feita uma colonoscopia, exame que analisa a saúde do interior do cólon e do reto.

Segundo dados alarmantes da Sociedade Brasileira de Urologia, entre 2007 e 2022, houve 7790 amputações de pênis. “Muitas se devem à má higiene do local, mas também há predisposição genética”, explica o andrologista, que também alerta para os riscos associados ao uso de produtos para aumento de desempenho sexual sem prescrição médica. “A maioria dos produtos anunciados nas mídias sociais não funciona. Eu tenho, por exemplo, um paciente que toma dez tipos diferentes de Testosterona e é infertil. O problema é o uso indiscriminado de androgênios (derivados da Testosterona), que podem levar à infertilidade, impotência, problemas cardíacos e cânceres de próstata, fígado e pâncreas”, explica.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade