Saiba mais

STF analisa possível anulação de lei que proíbe crianças em eventos LGBT

Lei do Amazonas que restringe participação de menores está sob avaliação
11/08/2025 10:41
COMPARTILHE
Parceiro
STF analisa possível anulação de lei que proíbe crianças em eventos LGBT(foto: iStock)

STF analisa possível anulação de lei que proíbe crianças em eventos LGBT

O Supremo Tribunal Federal (STF) está em análise acerca da possível anulação de uma lei do Amazonas, que impede a participação de crianças e adolescentes em eventos como Parada do Orgulho LGBT+.

A lesligação amazonense, sancionada há dois anos, obriga pais, responsáveis e organizadores a impedirem o acesso de menores, sob pena de multa de até R$ 10 mil por hora de exposição considerada como inadequada. No último dia 1º de agosto, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, apresentou seu voto pela inconstitucionalidade da lei.

O magistrado deu início à votação no plenário virtual, onde cada ministro registra sua posição por meio eletrônico, sem a necessidade de sessão presencial. A decisão final dependerá da maioria simples dos 11 integrantes da Corte, e até o momento, quatro deles já se manifestaram - além de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Cármen Lúcia.

A discussão no STF envolve temas como liberdade de expressão, direitos de crianças e adolescentes e combate à discriminação. Os críticos da lei argumentam que ela impede a participação de jovens em eventos de caráter cultural e político. Em contrapartida, defensores da medida afirmam que a restrição busca resguardar o público infanto-juvenil de conteúdos considerados inapropriados.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram