Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Violência

Brasil bate recorde de feminicídios e estupros no primeiro semestre de 2023

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga, nesta segunda-feira (13)

Publicado em 13/11/2023

722 mulheres foram mortas nos primeiros seis meses do ano e outras 34 mil reportaram casos de estupro às autoridades

  • Dados foram divulgados hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e compreendem série histórica iniciada em 2019
  • Números mostram ao menos uma menina ou mulher estuprada a cada 8 minutos
  • Sudeste puxou o crescimento de casos de feminicídio, com destaque negativo para São Paulo, que registrou alta de 33,7% no período

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga, nesta segunda-feira (13), informe com dados e análises sobre crimes violentos contra mulheres no primeiro semestre de 2023. O número de feminicídios cresceu 2,6% no período, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os registros de estupros, por sua vez, cresceram 14,9%. Trata-se de mais de 34 mil casos, o que significa que ao menos uma menina ou mulher foi estuprada a cada oito minutos no Brasil.

O número de feminicídios registrado no intervalo que se inicia em janeiro de 2023 e se encerra em junho deste mesmo ano (722) é o maior da série histórica, na comparação entre os semestres iniciais de cada ano, remontando ao início da série histórica, que se deu em 2019.

“Quando analisamos o dado nacional, percebemos que a maioria dos casos tratam de feminicídios íntimos, que ocorrem dentro de casa, muitas vezes perpetrados pelo cônjuge, namorados e ex-maridos. Apesar de algumas quedas, hoje não há estado da federação que seja seguro para as mulheres brasileiras”, explica a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno. “Avançamos bastante nos últimos anoscom a promulgação de novas leis de proteção. Infelizmente, porém, isso não se traduziu em melhorias nas políticas públicas implementadas”.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade